A importância de um crachá
Nos dias atuais com as mudanças que vem ocorrendo mais do que nunca vi como é importante um crachá para pessoas que prestam serviços em qualquer loja ou supermercado.
Hoje em dia, com as leis contra discriminação e afins, mesmo uma pessoa como eu, que não me importo com a cor, opção sexual, modo de se vestir e tudo mais que possa gerar polêmica. Posso passar por situações desagradáveis e levar na cara ou na justiça.
Justiça no meu ver falha e que com as atuais leis, não nos deixam a opção nem de discordar de algo que eu não concorde, ou seja não posso ter opinião. Mas isto seria outra discussão.
Fui em um supermercado muito bom aqui em Curitiba e quando na fila do caixa, comecei a reparar nas pessoas que ali trabalhavam. Gosto de analisar o perfil, os trajes e trejeitos, comportamento, atendimento e educação ou a falta dela nestes locais. Tanto dos funcionários, como dos clientes, que muitas vezes se acham no direito de poder fazer o que quiserem e tratar os funcionários como bem entendem só por estarem pagando. Isto gera outra discussão, que não é minha intenção neste post.
Mas como precisava pedir para algum atendente umas caixas de papelão, fiquei vendo a quem poderia chamar para me ajudar, que estaria mais próximo e dentro de sua função, sem atrapalhar aos caixas ou algum gerente. Um auxiliar de empacotar. Nisso chega no meu caixa uma pessoa do mercado e inicia uma conversa com o(a) caixa da minha fila. Eu pensei vou pedir para esta pessoa já que o( a) caixa estava na sua função. É assim foi a fila. Comecei a passar minhas comprar e os dois funcionários(as) conversando. Quando chegou a minha vez de pagar. Eu vi pelo crachá que o meu caixa não era aquilo que eu pensava ser. Pois até a voz, o corte do cabelo e os trejeitos pareciam ser do sexo oposto. Como também o outro que era seu colega, o que eu ia pedir para me ajudar também era o contrário do que eu imaginava. Minha sorte que quando fui falar. Não me dirigi como moça, moço, senhorita, senhor. Deu tempo de eu ler no crachá antes de eu cometer uma bela gafe e sair desconcertado ou poder ofender alguém. Alias ambos foram muitos educados(as). E fizeram seu trabalho super bem.
Então por isso que eu digo as pessoas. Que querem ser diferentes daquilo que vieram ou aparentam. Não levem tudo muito a sério se alguém te chamar, daquilo que você não quer. As pessoas de boa intenção não vão querer ofender. Isso nós notamos, pois quando fazemos isso é fácil identificar em nossa face nosso desconforto. E para evitar isso, se você trabalha em um local que tenha crachá. Deixei-o bem visível e legível. Se não aprenda a tolerar os desajeitados como eu.
E leve sua vida numa boa.
A final o que importa é você ser feliz e não o que os outros acham de você.
Ofensa e desrespeito é crime e muita falta de educação.
Mas trapalhadas como alguns fazem relevem e riam.
Abraços a todos e todas.
Gustavo
Comentários
Postar um comentário