25 de Outubro dia do Dentista
Não sei se teremos muitas homenagens, se seremos muito lembrados.
Mas eu hoje faço da minha homenagem uma reflexão.
Será que eu hoje indico esta bela profissão a alguém?
Se fosse para hoje meu filho, mesmo eu como pai ter iniciado um serviço aconselharia a ele ser dentista, principalmente no Brasil?
Eu hoje digo que não indicaria.
Agora:
Falando em Brasil.
Não sei daqui alguns anos como será, acredito que vai melhorar. Levará um tempo. Ainda alguns anos, primeiro pois temos muitas universidades, formando dentista às pencas, ruim pois formam profissionais que não tem o dom para esta profissão. Ficou muito fácil entrar na grande maioria delas.
Entram alunos que escolheram como uma segunda opção de curso, coisa que não exista alguns anos atrás. Outro fator, os estudantes de hoje, raras exceções, tem outra cabeça, mais preocupados com a festa de formatura do que a formação. Muitos acham que se formandos já vão ganhar muito dinheiro nos primeiros anos. Outros acham que depois de formandos fazendo milhares de curso, de nomes renomados, acreditam que vão atingir a excelência em poucos anos. Não existe fórmula para o sucesso. Raros são os casos, em que alguns já nascem com o um dom nato. A grande maioria vai precisar ralar é muito para chegar a tal nível de excelência. E lembre os meteoros, que brilham muito rápido, geralmente estão surfando em algo não real, não verdadeiro, e meteoro é assim, brilha muito, mas cai rápido. Diferente da estrela que nasce, brilha tempo, agrega e constrói e deixa sua marca por anos.
Hoje a odontologia mudou e muito como em qualquer área da medicina. Afinal somos desta área.
Isso que talvez falte para nós nos valorizarmos mais, e nos valorizarem mais também na sociedade. Assim com é em outros países. Culpa nossa. Dentistas, que são e se acham e alguns até incorporaram esta ideiado profissional do zinha (o) e do inho (a). Uma restauraçãozinha , uma cáriezinha, do dentinho, um implantinho. Paga só um pouquinho, pois minha profissãzinha é pequenininha.
Você acha que o,oftalmologista, vai por uma lentezinha, para curar sua cataratinha, do seu olhinho. Não ele não vai. O o seu ovulozinho, vai ser incubado em um vidrinho, para ser colocado no seu úterozinho. Também não vai.
Hoje a odontologia é do 3D.
Da tecnologia de ponta, das pesquisas de células tronco, vamos logo formar tecidos, vamos repor osso, ligamento, cemento, preservar dente, salvar saúde, salvar função, poder falar, poder comer, poder digerir, poder beijar sem passar doenças aos outros, poder sorrir, para muitos o mais importante. Mas só sorri quem tem saúde. Se não tiver saúde, pode ter o mais belo sorriso nem que seja artificial construído pelo melhor artista, mas não terá o prazer em sorrir.
Com esta breve reflexão desejo um feliz dia do dentista. Desejo poder indicar esta profissão para furtaras gerações. Mas para isso devo eu mudar a visão das pessoas com as minha profissão, eu sou culpado disso. E eu vou tentar mudar isso. Não sei se terei tempo para meu filho seguir meus passos. Mas quem sabe meus netos.
Abraços fraternos
Gustavo
Comentários
Postar um comentário